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Cheap 2K/4K X-in-1 menu driven Multicart for Atari 2600


Blinky

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The files do not seem to be the original menu I wrote in the day. I most likely have a copy on an old computer somewhere  but I can not invest the time in this project at this time. I kind of regret that they did not split up the project once they changed the logic on the board and rewrote the menu. The current version is totally different and only the person who wrote it can give support on it. Untill then you are on your own unless someone has the time to figure out how everything works.

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  • 3 weeks later...

do you still have these files?

On 03/09/2014 at 19:02, DrWho198 said:

Nas últimas semanas, passei algumas horas livres aprendendo a linguagem assembly 6502.

Como a falta de tempo livre demorei um pouco, mas consegui escrever para mim mesmo um menu para o mais recente design do Multi Card com orientação de menu do Blinky (Edwin Blink). Durante esse processo, entrei em contato com Stephen Anthony para perguntar se Stella poderia ser usada para testar esta rom. Steve foi de grande ajuda e começou a adicionar o MDMC Bankswitching à nova versão do Stella. Por causa de seu esforço, me senti obrigado a escrever um novo menu, um com mais flexibilidade, que pode ser usado para selecionar o maior número possível de títulos.

Então ... sem esticar este post ainda mais, eu apresento minha primeira versão do;

 

Menu do Mega Carrinho com orientação por menu (v1.0)

 

O que esperar?

  • Um menu que pode ser usado com até 230 Roms (desculpe, neste momento não cheguei aos 255 que queria ... mas se você realmente quiser, pode espremer mais alguns títulos)
  • Cada título pode ter até 12 caracteres
  • Todos os 230 títulos são armazenados apenas em ASCII simples
  • As cores podem ser facilmente alteradas
  • Você pode selecionar em qual banco o primeiro título está localizado
    (se você configurá-los corretamente, você pode combinar menus para criar submenus)
  • Navegação fácil
    (para cima / para baixo = título seguinte / anterior) (esquerda / direita = página seguinte / anterior)
  • O menu completo cabe em uma ROM 4k

 

O que não esperar?

  • Um menu sofisticado com música e gráficos maravilhosos
    (se você quiser, por favor, seja meu convidado e adicione-o ao menu, embora você tenha que sacrificar uma série de títulos)
  • Uma fonte grande
    (meu design atual usa apenas 6 sprites em uma linha, isso não permite uma fonte grande)
  • Ainda não testado em hardware real
    (ainda não significa que não irá .. mas ainda não)

 

Todos são convidados a melhorar este menu para uso próprio ou público. Eu comecei a escrever o assembly 6502 e nunca fiz uma ROM para Atari antes, então posso imaginar que pessoas com mais experiência poderiam melhorá-la. Por enquanto, vou apenas adicionar o código-fonte e o binário vazio. Mas posso criar uma maneira ainda mais fácil de fazer uma rom com vários cartões. Para teste, você pode concatenar a rom com algumas outras ROM 4k e baixar a versão mais recente do Stella (4.1). Eu aconselharia fazer uma rom de 8,16,32,64,128 ou 256 bancos. Mas esteja avisado que você só pode acessar 230 bancos com o menu, portanto, 25 bancos não estarão acessíveis. O menu, entretanto, não precisa ser uma potência de 2, pode ser qualquer número de 8 a 230.

 

Concatinating roms é fácil em dos com o seguinte comando:

copiar / y / b MDMCMenu.BIN + ROM01.BIN + ROM02.BIN + ... + FINALROM.BIN MDMC-OUT.BIN
(a rom compilada fornecida espera que o Menu seja o banco0 e os jogos iniciem do banco1 para cima)

 

Mais detalhes serão dados mais tarde, mas por enquanto é boa noite para mim.

 

Aqui estão os arquivos:

http://s000.tinyupload.com/?file_id=70555840589262040904

 

 

PS: Ao testar, lembre-se de que no banco de projetos do Blinky 0-127 não estão bloqueados! o que significa que algumas roms podem trocar acidentalmente de banco. Mas existem alguns truques para consertar isso. Mais sobre isso mais tarde.

 

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On 9/18/2021 at 4:28 AM, DrWho198 said:

The files do not seem to be the original menu I wrote in the day. I most likely have a copy on an old computer somewhere  but I can not invest the time in this project at this time. I kind of regret that they did not split up the project once they changed the logic on the board and rewrote the menu. The current version is totally different and only the person who wrote it can give support on it. Untill then you are on your own unless someone has the time to figure out how everything works.

I found the original menu files...but some parts are broken.  if you happen to find it, publish it again please.

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  • 3 weeks later...
  • 1 year later...

Nice to see you expanded on the original idea @arturfreddy

On 2/8/2017 at 12:02 PM, arturfreddy said:

New update! Now with 4K, 8K and 16K games!

post-47443-0-92801500-1486551739_thumb.jpg

I spotted some issues in your schematic (in the diode area). I did some puzzling myself to see if I could do it with less chips. and ended up a design using one chip less and allow any combo of 4K..16K roms:
image.thumb.png.0f23b83c6ea4855395c97fa76cde3437.png

Note that I haven't proof tested this design by building the hardware. I'm not interested in persuing into this direction any further but just wanted to share it in case anyone is. Patching F4/F6/F8 is pretty easy and I just like the two logic chip design too much :)

I'm picking up my original design and focus on using it with flash chips. A cool feature of using flash chips (29C0xx series) is that the Atari 2600 can also write to flash and can backup some 70-ish bytes of ram (proof of concept already made) I'm currently waiting for my PCBs from oshpark once they arive and I've tested it I'll open up a github repo with the files and post updates here.

 

Edited by Blinky
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  • 3 weeks later...
  • 5 months later...

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